
No último dia 19 de maio, a cidade de Araçatuba, situada no estado de São Paulo, foi palco de uma importante iniciativa voltada para o bem-estar e desenvolvimento da juventude. A Oficina para o Diagnóstico da Criança e Adolescente, realizada pela Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA),a metodologia foi desenvolvida pelo Facilitador Sr. Antônio Luiz de Paula e Silva em parceria com a Orion, e proporcionou uma oportunidade ímpar para a compreensão e aprimoramento do atendimento destinado a esse grupo em situações de vulnerabilidade e risco.
O evento reuniu profissionais da área da saúde, assistência social, educação municipal, educação estadual, conselho tutelar, esportes, defensoria pública e adolescentes representando a sociedade civil. Todos tiveram contato com o quadro orientador elaborado a partir dos dados coletados que evidenciam a realidade no município, podendo validar esses dados e propor ajustes. Com foco na identificação precoce de problemas e no encaminhamento adequado para o atendimento especializado, a oficina ofereceu uma ampla gama de informações teóricas e práticas, visando a promover um desenvolvimento saudável e promissor de eixos norteadores para o desenvolvimento de planos de ação efetivos.
Durante o evento, foram abordados diversos tópicos relevantes relacionados ao diagnóstico e à intervenção nos casos de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade. Especialistas e atuantes da rede socioassistencial compartilharam suas experiências e conhecimentos, fornecendo aos participantes ferramentas valiosas para a identificação de problemas de saúde mental, emocional e social que podem afetar o desenvolvimento saudável desses indivíduos.
A oficina contou com atividades práticas, com enfoque na troca de experiências e na reflexão sobre a realidade local. Um dos destaques do evento foi a discussão sobre a importância do trabalho em rede e da integração de diferentes setores para promover uma abordagem mais completa e efetiva na assistência à criança e ao adolescente. A necessidade de aprimorar a articulação entre serviços de saúde, assistência social, educação e justiça foi enfatizada, visando proporcionar um atendimento mais ágil, eficiente e inclusivo.
A participação ativa do comitê e o engajamento de profissionais e instituições locais foram fundamentais para o sucesso da oficina.

“Que a esperança e o trabalho de todos, nos leve a vivenciar o exercício do direito pleno das nossas crianças e adolescentes, para o caminhar de um mundo solidário e participativo”.
#oficina #diagnostico #SGDCA #crianças #adolescentes #politicasPublicas #tecnicos #dirigentes #aracatuba