
A pandemia provocou o cancelamento das aulas ao redor do mundo, transformando e tornando ainda mais desafiador o processo educacional. A Educação de Crianças e Adolescentes, é uma fase de extrema importância, tendo em vista que é a base para a vida adulta e formação profissional. A formação de vínculos é um dos aspectos importantes no processo de ensino aprendizagem, enfatizado por diversas teorias do desenvolvimento que defendem a necessidade da afetividade para o aprendizado e aprimoramento das habilidades sociais e expressivas.
Pesquisas apontam que mais de 1,4 milhão de crianças e adolescentes estão fora da escola (Pnad, 2021), e a eles se somam outros milhões que não conseguiram aprender em casa e voltam para as salas de aula com sérias defasagens de aprendizagem, precisando ainda mais do apoio de bons professores e da escola.
O impacto direto na Economia, no orçamento das famílias brasileiras, a dificuldade de adaptação a novas ferramentas de aulas online, e o alto índice de adoecimento durante o impacto da pandemia COVID-19, são apenas alguns dos fatores que podem ter influência no índice de abandono das crianças e adolescentes no ensino regular.
Em Araçatuba o fenômeno não foi diferente, podemos notar índices significativos, apresentando maior número de abandono no ensino em comparação a outros municípios do mesmo porte e anos anteriores a ocorrência do COVID-19.
O que nos chama atenção é a Taxa de abandono do Ensino Médio Privado em Araçatuba. Ao compararmos Araçatuba com municípios de portes similares como: Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente e São Carlos observamos uma taxa superior as demais ficando abaixo apenas de Araraquara que apresenta o maior índice.

Nas escolas da Rede pública, notamos que os índices de abandono durante a pandemia COVID-19 em Araçatuba não são significativos, ficando na média em comparação a municípios de mesmo porte.

Os índices avaliam o percentual de alunos que abandonaram a escola antes da avaliação final ou que não preencheram os requisitos mínimos em frequência previstos em legislação, em relação ao total de alunos matriculados no fim do ano letivo.
