DATA: 02/03/2023

LOCAL: FEA

PARTICIPANTES: Comitê CMDCA, Grupo Diretivo, FAC-FEA  e Alunos, Orion.

Resultados esperados

➢ Alavancar a liderança da Comissão no processo do Diagnóstico;

➢ Definir perguntas chave do Diagnóstico

➢ Agendar próximos passos.

Acolhida

No início da Oficina a Comissão de Diagnóstico foi realizado algumas perguntas, por meio de uma dinâmica, para propiciar um reconhecimento entre os profissionais presentes. A comissão do Diagnóstico é responsável por coordenar as ações para a realização do diagnóstico.

Apresentação da equipe

Logo em seguida, é feita a apresentação da equipe que participará da Comissão de Diagnóstico, composta por: pessoas que compõem o Comitê, Grupo Diretivo, FEA, Orion, Alunos e do Diagnóstico e Plano Decenal Municipal da Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes.

Neste momento, é apresentado quem é a Faculdade Educacional de Araçatuba e qual o seu papel neste processo.

Alinhamento: do processo de diagnóstico

Os representantes da Orion e da COMDICA, falam do Diagnóstico de 2010 e citam algumas falhas que conseguem refletir da última experiência. Por exemplo, não houve um monitoramento para acompanhamento a posteriori.

O gestor da Orion, apresenta a empresa, relatando que já são especializados e estão inseridos nos diagnósticos de vários municípios. Indica que “todos somos responsáveis pelo futuro das crianças e dos adolescentes de Araçatuba”, solicitando, então, que não percebam a equipe apenas como uma empresa privada.

Apresenta, então, o papel, a importância da Comissão e o município vivo (site onde todos os integrantes do comitê poderão se inscrever para receberem as notícias referentes ao processo diagnóstico).

Sobre as análises propiciadas pela organização no site, Ricardo orienta que a Orion possui o know-how de indústria privada à pública e que realizam a integração dos dados por via de diversas fontes já consolidadas.

No entanto, salienta que todo o processo é participativo e pede indicações de bases de dados, mostra os indicadores disponíveis e que os dados públicos são validados com os dados locais.

Com isso propõe oficinas para trocas com a comunidade e apresenta o cronograma de 6 meses que se trata de um desafio, e que, para além de dispor relatórios, o diagnóstico precisa ser vivo.

Mapa do Caminho

Linha do Tempo do Diagnóstico

Em 2008, os professores não estavam dando conta das agressões que ocorriam no ambiente escolar, demandavam o que era chamado de trabalho articulado. A partir reuniões com profissionais da educação, decidiram iniciar o projeto do programa, na época tiveram a ajuda de Regina Arruda que os instruiu e entrou em contato com vários equipamentos.

O diretor da COMDICA, cita sobre a sua trajetória do diagnóstico em 2010. Na ocasião a empresa Telefônica auxiliou financeiramente. A equipe foi treinada para a realização do diagnóstico, mas Araçatuba não dispunha de dados eletrônicos. Contudo, conseguiram ver a realidade do município e que a rede, em alguns momentos, não conseguiu se alinhar ao projeto.

Por volta de 2011, deu-se o início do “Gestores da Paz”, nome decidido democraticamente para o grupo; já em um movimento mais sistematizado, com a convocação de diretores, sintonizam em sentido a se conhecerem, articular CRAS, CREAS, Secretaria da Educação, e que, relacionando-se com outros equipamentos, propicia-se mudanças paradigmáticas. A diretora pedagógica da FAC-FEA, cita o movimento do “Vem pra rede” e que auxiliou a trazer o CRAVI para Araçatuba, na qual oferece atendimento psicossocial e jurídico gratuito às vítimas diretas e indiretas e a seus familiares.

Continuam a construção da linha informando que os investimentos em políticas públicas mudaram, por mudanças no executivo. Fala-se da situação precária que o Conselho Tutelar lidava na época. No Plano Anual elaborado, pretendia-se ampliar o Conselho Tutelar, entretanto, o município entendia que deveria haver 200 (duzentos) mil habitantes para a construção de um segundo Conselho, e enxerga que no período um dos maiores avanços é a aprovação para início da construção dele, previsto para 10 de janeiro de 2024. Além de citar que a rede está se conhecendo mais após o diagnóstico.

Cada um falou sobre a sua trajetória e pontos importantes que os marcaram, com isso perguntam para algumas pessoas sobre alguns equipamentos, e ressaltam que para além de achar falhas, podem-se achar pontos de atuação. Sendo assim, foi sugerido uma pausa para um coffee para que fosse analisado o que se era esperado dessa comissão.

Definição das perguntas prioritárias do Diagnóstico

Na oficina inicial do diagnóstico, os participantes foram convidados a refletir quais perguntas querem que sejam respondidas no diagnóstico.

Para formularem as perguntas, é proposto uma dinâmica em que cada um deve escrever três perguntas em papéis, e logo após, caracterizá-las em grupos.

Em seguida leem em voz alta as perguntas, para que todos dialoguem, no intuito de compreender se a questão condiz com a proposta, colando abaixo da coluna que mais lhe parece ser pertinente. Após, discutem e reorganizam o painel.

Por fim, é proposto que a finalização seja realizada em outro momento, para fazer as grandes perguntas que derivam das colunas categorizadas, sendo definido que será marcado outro encontro.

“Alice: Você pode me ajudar? Para onde vai essa estrada?
Gato: Para onde você quer ir?
Alice: Eu não sei, estou perdida.
Gato: Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”

Avaliação e Próximos Passos

Ficou definido que a FEA e a Orion ficariam responsáveis pela mobilização da rede, pela definição dos convidados do próximo encontro e pela confirmação do cronograma para dar continuidade a definição das perguntas prioritárias do diagnóstico.

Antes de finalizar a reunião, foi prestada uma homenagem à Regina Arruda, falando sobre a importância de seus muitos projetos na Assistência Social de Araçatuba. Sergio

Para terminar a reunião é solicitado que falem uma palavra sobre o encontro e que indiquem como saem daquele momento.

Despedida

Para terminar a reunião é solicitado que falem uma palavra sobre o encontro e que indiquem como saem daquele momento.