No dia 24 de Abril de 2023, iniciou-se a oficina com o docente da FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba) Me. Christian Guilherme Capobianco dos Santos, realizando a apresentação dos dados coletados até o momento para o Diagnóstico da Infância e Juventude.

Christian apresentou novamente as perguntas orientadoras desenvolvidas nas oficinas anteriores, perguntas essas que norteiam a analise dos dados que estão sendo compilados. Através dessa apresentação projetando gráficos e tabelas, foi demonstrado a quantidade de dados, de cada equipamento, que havia sido coletado até o momento e o quanto ainda faltava de dados.

Dra. Simone Pantaleão Macedo, diretora pedagógica da FAC-FEA, acrescenta as falas de Christian, demonstrando o trabalho desenvolvido até momento e pontuando sobre as dificuldades encontradas para acessar os dados locais, evidenciando a complexidade e a importância da participação ativa de todo o comitê, que de dispuseram a auxiliar na cobrança dos dados que faltavam para que fossem compilados e acrescidos no site do Município Vivo.

Representantes da secretaria de esporte, que estavam presentes na reunião, se manifestaram sobre o envio das informações, que os mesmos já estavam providenciando as informações.

O intuito da oficina também era demonstrar para a Rede em como se utilizar do site Município Vivo, onde os dados estavam sendo compilados. No site contem dois tipos de dados, os dados públicos e os dados locais, explicado que os dados públicos são compilados, através do sistema da Orion, de varias fontes de dados dos governos federais e estaduais, de instituições de instituições que fazem analises estatísticas, entre outros bancos de dados com informações confiáveis sobre a infância e juventude. Os dados locais são os dados que estão sendo enviados pelas secretárias e equipamentos que trabalham diretamente com a infância e adolescência no município de Araçatuba.

Após finalização da apresentação, que também mostrou os dados já coletados da saúde, educação e assistência social, foi realizado uma dinâmica com todos os presentes na reunião, onde cada um utilizando um computador teve acesso ao site do Município Vivo, sendo orientados a como utilizar os filtros do site, para obter dados específicos em cada área do diagnostico. O passo a passo para se logar no site e ter acesso aos dados, como acessar os dados públicos e os dados locais e a utilização das varias formas que o filtro oferece.

Durante a dinâmica, foi aberto espaço para diálogo e reflexões, dentre elas foi observado a questão do trabalho infantil no município, com a fala de alguns dos presentes sobre o assunto, alguns até demonstrando preocupação, pois como não haviam dados no site sobre e poderiam estar sendo escondidos essas situações de trabalho infantil, pois para algumas famílias, em estado de vulnerabilidade social, esconderiam esse fato já que o valor recebido pelo trabalho das crianças ajudaria no sustento familiar.

Ao final, foi solicitado uma atividade que todos os membros do comitê se familiarizassem com o site e posteriormente tenho capacidade de estar acessando o mesmo para obter informações, que enviassem análises pertinentes de cada setor.  

O presidente do Comitê Sr. Edson Rocha, finaliza a oficina agradecendo a participação de todos e reafirmando o compromisso de todos com o processo de diagnostico e plano decenal de enfrentamento a violência contra Crianças e Adolescentes do município.

#oficina #diagnostico #SGDCA #crianças #adolescentes #politicasPublicas #tecnicos #dirigentes #aracatuba

Oficina para construção e validação dos dados do Quadro Norteador é realizada na FAC-FEA com a presença do comitê.
Tags: