A pandemia provocou o cancelamento das aulas ao redor do mundo, transformando e tornando ainda mais desafiador o processo educacional. A Educação de Crianças e Adolescentes, é uma fase de extrema importância, tendo em vista que é a base para a vida adulta e formação profissional. A formação de vínculos é um dos aspectos importantes no processo de ensino aprendizagem, enfatizado por diversas teorias do desenvolvimento que defendem a necessidade da afetividade para o aprendizado e aprimoramento das habilidades sociais e expressivas.

Pesquisas apontam que mais de 1,4 milhão de crianças e adolescentes estão fora da escola (Pnad, 2021), e a eles se somam outros milhões que não conseguiram aprender em casa e voltam para as salas de aula com sérias defasagens de aprendizagem, precisando ainda mais do apoio de bons professores e da escola.

O impacto direto na Economia, no orçamento das famílias brasileiras, a dificuldade de adaptação a novas ferramentas de aulas online, e o alto índice de adoecimento durante o impacto da pandemia COVID-19, são apenas alguns dos fatores que podem ter influência no índice de abandono das crianças e adolescentes no ensino regular.

Em Araçatuba o fenômeno não foi diferente, podemos notar índices significativos, apresentando maior número de abandono no ensino em comparação a outros municípios do mesmo porte e anos anteriores a ocorrência do COVID-19.

O que nos chama atenção é a Taxa de abandono do Ensino Médio Privado em Araçatuba. Ao compararmos Araçatuba com municípios de portes similares como: Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente e São Carlos observamos uma taxa superior as demais ficando abaixo apenas de Araraquara que apresenta o maior índice.

Fonte: aracatuba.municipiovivo.com.br

Nas escolas da Rede pública, notamos que os índices de abandono durante a pandemia COVID-19 em Araçatuba não são significativos, ficando na média em comparação a municípios de mesmo porte.

Fonte: aracatuba.municipiovivo.com.br

Os índices avaliam o percentual de alunos que abandonaram a escola antes da avaliação final ou que não preencheram os requisitos mínimos em frequência previstos em legislação, em relação ao total de alunos matriculados no fim do ano letivo.

Impacto da pandemia nas escolas particulares
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