
A cobertura vacinal é uma medida importante para garantir que uma grande parte da população esteja imunizada contra doenças infecciosas, como sarampo, rubéola, poliomielite, febre amarela, entre outras. Quando uma alta porcentagem da população é vacinada, ocorre uma proteção coletiva, conhecida como imunidade de rebanho, que ajuda a prevenir a disseminação dessas doenças, protegendo também aqueles que não podem ser vacinados, como bebês com menos de 6 meses e pessoas com contraindicações médicas.
Em Araçatuba, SP, a cobertura vacinal tem sido amplamente promovida por meio de campanhas de vacinação realizadas em postos de saúde, unidades de saúde da família e em outros locais estratégicos, além de ações de conscientização e educação em saúde. A Secretaria de Saúde do município tem trabalhado em parceria com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde para garantir o abastecimento regular das vacinas e a atualização dos calendários de vacinação.
RESULTADOS
Os resultados têm sido positivos. A cobertura vacinal em Araçatuba, SP tem alcançado altos índices, com a maioria das vacinas ultrapassando a meta mínima de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde. Isso significa que uma grande parte da população local está protegida contra doenças infecciosas evitáveis por vacinação. De acordo com o DATASUS, o percentual de Cobertura Vacinal foi de 62,71% no ano de 2022.
Um exemplo de sucesso é a campanha de vacinação da Poliomielite (paralisia infantil) que é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.
Araçatuba apresenta um índice superior nos resultados de vacinação a crianças, 10% maior em comparação com municípios do mesmo porte. O gráfico abaixo demonstra o comparativo da cobertura vacinal de poliomielite com referência de 2022.
